
Artigos
Assistente Virtual
O desenvolvimento contínuo da tecnologia, nomeadamente da internet, fez com que algumas profissões se extinguissem, como foi o caso, por exemplo, da datilógrafa, do vendedor de enciclopédias ou do projecionista de filmes. Como estas, tantas outras acabarão por desaparecer também. No entanto, em contrapartida, outras novas vão surgindo.
A mudança é uma constante na sociedade e se queremos acompanhar essa mudança necessitamos de nos adaptar, de nos ajustar, deixar para trás paradigmas e abrir a nossa mente ao que de novo vai despontando.
A propósito de novas profissões, uma das que apareceram no meio de todas estas mudanças, foi a de Assistente Virtual. O termo Assistente Virtual teve origem nos Estados Unidos da América na década de 90, e rapidamente se desenvolveu e se propagou por vários países. Em Portugal também não é novidade. No entanto, ainda é desconhecida para muitos profissionais, mas acredito ser uma das profissões do futuro.
Uma Assistente Virtual é uma profissional com formação específica que trabalha por conta própria, normalmente em home office, portanto, de forma remota. Presta serviços administrativos e de secretariado a vários profissionais, tendo assim, a própria carteira de clientes. Escrevo no feminino, porém, não é uma profissão exclusiva das mulheres, pois existem também excelentes profissionais do sexo masculino.
As áreas administrativa e de secretariado podem englobar outras, como a financeira, comercial, relações públicas, traduções, etc. Depende muito da vocação da Assistente Virtual e daquilo que mais gosta de fazer. Uma Assistente Virtual pode especializar-se mais numa determinada área, acabando, consequentemente, por optar por um determinado tipo de cliente.
O público-alvo duma Assistente Virtual abrange, essencialmente, pessoas com pequenos negócios, profissionais liberais e também executivos muito ocupados. No entanto, na prática, o público-alvo é todo o profissional que necessita dum apoio, seja pontual ou de forma regular.
Sendo um trabalho remoto, os meios para comunicar com os clientes podem ser o telefone, WhatsApp, e-mails ou qualquer uma das opções que a internet dispõe. Todavia, existem trabalhos em que pode ser necessário ter a presença da Assistente Virtual.
Os serviços duma Assistente Virtual são extremamente vantajosos. Ora vejamos porquê:
Um profissional quando contrata uma Assistente Virtual, contrata-a apenas para as horas que necessita de trabalhar numa determinada tarefa; não necessita dispor de espaço nem de equipamentos; economiza nos custos com o pessoal e é uma contratação simples, sem burocracias nem vínculos laborais. Com todas estas vantagens pode, finalmente, focar-se no essencial do seu negócio, uma vez que delega as tarefas que desviam a sua atenção.
O mundo dos negócios exige adaptação rápida e eficiência nos serviços. Não há tempo perder e é fundamental economizar no máximo de vertentes possíveis. Requerer os serviços duma Assistente Virtual é, sem dúvida, uma excelente opção para quem quer rentabilizar o negócio e poupar nos custos com pessoal, pois existem muitas situações em que não há necessidade de contratar uma pessoa a tempo inteiro para fazer o trabalho que uma Assistente Virtual pode fazer apenas nas horas efetivamente necessárias.
Clara Costa
